Publicado em:
17/4/2024
A cúrcuma, conhecida cientificamente como Curcuma longa, é uma especiaria da família do gengibre, rica em curcuminoides, sendo a curcumina o mais ativo e estudado. Embora não seja uma panaceia capaz de impedir ou reverter completamente o envelhecimento, evidências sugerem que a cúrcuma pode ter várias propriedades que poderiam, teoricamente, retardar alguns processos associados ao envelhecimento.
Aqui estão algumas áreas em que a cúrcuma tem demonstrado potencial:
A curcumina atua como um poderoso antioxidante, combatendo danos dos radicais livres que são uma das causas de envelhecimento no nível celular.
A cúrcuma tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a inflamação crônica de baixo grau, considerada como um fator subjacente em muitas doenças relacionadas ao envelhecimento, como doenças cardíacas, Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas e artrite.
A curcumina pode contribuir para a saúde do coração ao melhorar a função endotelial e reduzir a oxidação do colesterol LDL.
Existem evidências de que a curcumina pode ajudar a promover a saúde do cérebro, potencialmente melhorando a memória e o humor, bem como fornecendo proteção contra doenças degenerativas do cérebro.
A cúrcuma pode ajudar a melhorar a resistência à insulina e controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é importante para prevenir condições como diabetes tipo 2, associada ao envelhecimento.
Para melhor absorção da curcumina, é recomendável consumir a cúrcuma juntamente com uma fonte de gordura (como óleo de coco ou azeite) e pimenta preta, que contém piperina, aumentando sua biodisponibilidade.
A cúrcuma pode ser adicionada a uma variedade de pratos, incluindo sopas, curries, smoothies e chás.
Embora o uso da cúrcuma possa oferecer benefícios que teoricamente ajudariam a retardar alguns aspectos do envelhecimento, é importante lembrar que nenhum alimento ou suplemento pode impedir o processo de envelhecimento. A melhor abordagem para um envelhecimento saudável é manter um estilo de vida equilibrado, incluindo uma dieta saudável, exercício físico regular, sono adequado e gerenciamento do estresse. Como sempre, se considerar tomar suplementos de cúrcuma, consulte um profissional da saúde primeiro, especialmente se você tem condições médicas preexistentes ou está tomando medicamentos.