Publicado em:
9/6/2022
As ciências comportamentais são parte fundamental nos nossos pilares aqui na Liti. Entendemos que mudar é difícil e que um processo de adaptação a um novo estilo de vida é mais complexo ainda, e os métodos comportamentais são uma das ferramentas que aplicamos para ajudar a todos que passam por nossa jornada a fazerem isso de forma mais tranquila e assertiva.
Ciências comportamentais é o termo utilizado para o campo de estudo multidisciplinar que busca entender como as pessoas tomam decisões e se comportam, e que fatores influenciam isto de uma forma sistemática. Abrange estudos das áreas de economia comportamental, psicologia cognitiva e comportamental, neurociências, sociologia, antropologia, biologia evolutiva, linguística, etc. Tem uma vertente muito prática, voltada a estudar as escolhas a partir da observação empírica, e propor intervenções com base nisso. Um cientista comportamental une-se ao ferramental do design centrado no usuário e a métodos qualitativos e quantitativos para poder aplicar seus insights e testar o que funciona no contexto específico.
O campo despontou nas últimas décadas, com especial ênfase nos últimos anos. Apesar dos estudos serem fortemente consolidados, com direito à dois Prêmio Nobel de economia oferecidos a pesquisadores da área (Daniel Kahneman, em 2002, e Richard Thaler, em 2017), tem muito potencial de aplicação a ser explorado — em especial, aqui no Brasil.
Aqui na Liti, queremos orientá-lo(a) a desenvolver uma mudança de estilo de vida sustentável a longo prazo. Por isso, é crucial falarmos de escolhas, comportamentos e hábitos, e usar o que há de melhor e mais avançado na literatura para direcionar os nossos e os seus esforços. Muitas vezes, sabemos o que deve ser feito, temos a informação, mas acabamos não realizando aquilo que queremos. Com as ciências comportamentais, pretendemos atenuar este quadro e orientá-lo a atingir, de fato, os seus melhores resultados e tomar decisões mais conscientes.