Publicado em:
2/5/2024
Sim, a atividade física pode ser bastante benéfica na melhoria dos sintomas da cólica menstrual. A menstrual período pode ser uma fase desconfortável para muitas mulheres, marcada por cólicas, dor lombar, inchaço e irritabilidade.
O exercício físico pode ajudar a aliviar esses sintomas por meio de vários mecanismos, o que o torna uma estratégia recomendada para o manejo das cólicas menstruais.
O exercício estimula a produção de endorfinas, que são neurotransmissores que atuam como analgésicos naturais do corpo, além de proporcionarem uma sensação de bem-estar. Isto pode ajudar a reduzir a percepção da dor associada às cólicas.
A atividade física aumenta a circulação do sangue no corpo, o que pode ajudar a aliviar a tensão nos músculos uterinos e reduzir as cólicas.
O movimento regular ajuda a diminuir a retenção de líquidos, que tende a aumentar durante a menstruação, reduzindo assim o inchaço e desconforto abdominal.
Exercícios, particularmente aqueles focados no alongamento e fortalecimento, como yoga ou Pilates, podem ajudar a relaxar os músculos e diminuir a tensão menstrual.
A atividade física tem sido associada a uma diminuição nos sintomas de ansiedade e depressão, que podem exacerbar a sensação de desconforto durante o período menstrual.
Durante o período menstrual, especialmente se as cólicas estão presentes, as atividades de intensidade leve a moderada são frequentemente mais confortáveis e benéficas do que exercícios intensos, que podem, em alguns casos, amplificar a sensação de dor e desconforto. Algumas opções incluem:
Uma forma de atividade de baixo impacto que pode ajudar a aumentar a circulação sem sobrecarregar o corpo.
Posturas gentis e técnicas de respiração podem reduzir o estresse, melhorar a circulação e aliviar as cólicas.
Focado na construção de força central e flexibilidade, pode ser útil para aliviar a tensão muscular.
Oferece exercícios de baixo impacto e o efeito relaxante da água que também pode ajudar a aliviar a dor.
Outro exercício de baixo impacto que pode produzir endorfinas e melhorar o humor e a circulação.
Antes de começar ou mudar sua rotina de exercícios, é sempre uma boa ideia ouvir o próprio corpo e ajustar a intensidade conforme necessário durante o ciclo menstrual. Algumas mulheres também podem achar útil consultar um médico ou profissional de saúde, especialmente se suas cólicas forem particularmente severas ou se houver outros problemas relacionados à menstruação.
Em síntese, a atividade física regular, adaptada ao nível de conforto individual durante a menstruação, pode ser uma ferramenta eficaz para aliviar as cólicas e melhorar o bem-estar geral.