Publicado em:
9/6/2022
Você já deve ter ouvido falar que para perder peso é fundamental encontrar o equilíbrio entre a energia consumida e a energia gasta. Chamamos este processo de balanço energético.
Sempre que você faz alguma atividade, como andar, dirigir ou dormir, você gasta energia. Mesmo em repouso, seu corpo tem um gasto energético para processos vitais, como respiração, batimentos cardíacos e funcionalidade dos órgãos. Ao somarmos o gasto em repouso com as energias gastas para atividades diárias, temos o balanço energético diário total. Esta energia é armazenada em pequenas moléculas, os ATPs, que circulam pelo nosso corpo. E como recarregar estas moléculas? Queimando combustíveis que obtemos por meio dos alimentos, na forma de calorias.
Quando o nosso consumo calórico é equivalente ao gasto energético, o peso corporal é mantido. Caso você consuma mais calorias do que gasta, o excedente energético vai ser estocado na forma de gordura e vai acontecer o ganho de peso. Ao ingerir menos calorias do que gasta, o organismo utiliza energia dos seus estoques energéticos (gordura) e acontece a perda de peso.
É muito importante entender que, para que estes processos aconteçam de forma adequada e saudável, muitos outros nutrientes atuarão e é neste ponto que entra não apenas a caloria, mas também a qualidade nutritiva da sua alimentação diária. Um plano alimentar precisa ser construído levando em conta todos estes aspectos — por isso é tão importante seguir as quantidades sugeridas.
Livro — A História do Corpo Humano, de Daniel Lieberman.