Publicado em:
13/5/2024
Embora muitas vezes se fale dos benefícios do exercício matinal, treinar à noite também pode oferecer vantagens significativas. As preferências e os horários de treinamento variam de pessoa para pessoa, e o mais importante é encontrar um momento que se encaixe no seu estilo de vida e que você possa manter consistentemente.
Vamos explorar alguns dos benefícios dos treinos noturnos.
O corpo tende a estar mais aquecido e flexível no final do dia, o que pode aumentar o desempenho e reduzir o risco de lesões.
Os níveis de força e resistência também podem ser maiores à tarde e à noite, melhorando a qualidade do treino.
O exercício noturno pode ser uma maneira eficaz de liberar as tensões acumuladas ao longo do dia, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.
A atividade física libera endorfinas, os hormônios "do bem-estar", que podem elevar o humor e propiciar uma sensação relaxante após um dia movimentado.
Muitas pessoas encontram mais tempo para se dedicar ao treino depois do trabalho ou das aulas, sem a pressa da manhã.
À noite, pode ser mais fácil para alguns se concentrarem no treino e terem menos interrupções.
Sem a restrição do tempo matinal, você pode se permitir treinos mais longos ou com mais intensidade.
As academias podem oferecer mais aulas e atividades no final do dia, dando-lhe acesso a uma variedade maior de opções de treino.
Pessoas que não são "pessoas da manhã" podem achar mais fácil aderir a uma rotina de treino que ocorra à noite.
A consistência é um dos fatores mais importantes para obter resultados duradouros com o exercício.
Até a noite, você terá comido várias refeições, o que pode fornecer a energia necessária para um treino efetivo.
A hidratação ao longo do dia também pode significar que você estará adequadamente hidratado para o seu treino noturno.
Sono: Alguns podem achar que o exercício noturno interfere no sono, especialmente se for muito próximo da hora de dormir. No entanto, isso varia de pessoa para pessoa e algumas podem não ser afetadas.
Cautela com a Cafeína: Se você usar pré-treinos com cafeína para treinos noturnos, tenha cuidado com seu efeito na capacidade de adormecer mais tarde.
O treino noturno pode ser benéfico de várias maneiras, desde melhorar a capacidade física até ajudar na aderência a uma rotina consistente de exercícios. O segredo é encontrar o horário de treino que se adapte às suas preferências pessoais e necessidades de estilo de vida, mantendo ao mesmo tempo a higiene do sono e as práticas adequadas de nutrição e hidratação. Sempre é recomendável experimentar para descobrir o que funciona melhor para você e adotar uma abordagem balanceada para a atividade física.