Publicado em:
9/9/2022
Alguém já o inspirou a mudar sua vida de uma maneira significativa que o tornou mais saudável, mais feliz ou mais realizado? Se sim, você entende a diferença que a inspiração positiva pode fazer na vida de uma pessoa.
No caso clínico de hoje, vamos compartilhar a história de uma pessoa de 30 anos, do sexo masculino, que trabalha no mercado financeiro e que procurou a Liti para emagrecer. O paciente relata que durante a vida adulta começou a engordar, pois se considera desorganizado com a alimentação - o que facilita escolher alimentos mais calóricos e palatáveis, como fast food ou doces. Associa o aumento do peso também à rotina intensa de trabalho, quando no fim do dia - já cansado - transfere as emoções para escolhas alimentares ruins. Ainda assim, mesmo com a rotina corrida no trabalho conciliava musculação e tênis durante a semana, que são hábitos que para ele melhoram a sua disposição e a qualidade do sono.
No recordatório alimentar analisamos que ele fazia jejum pela manhã - a primeira refeição do dia era o almoço, e a próxima refeição na maioria das vezes era o jantar, momento em que comia lanches com embutidos e baixo teor de proteínas e nutrientes. Depois disso, conversamos sobre a cronobiologia (temos um texto aqui que aborda esse tema) e o papel da alimentação em ativar as cascatas hormonais ao longo do dia, como a liberação da insulina e do cortisol pela manhã. Logo em seguida, apontamos a importância da reeducação alimentar na jornada de emagrecimento e como aqui na Liti descobrimos a melhor alimentação para o organismo de cada um. Com isso, após atingir o nosso objetivo, acompanhamos a manutenção da nova composição corporal, o que resultaria em um metabolismo saudável.
Iniciamos as nossas testagens alimentares e o seguimento semanal com as pesagens na Litibio (a nossa balança de bioimpedância). Ao longo da jornada, o paciente conseguiu perceber os efeitos da rotina alimentar em sua composição corporal através da análise evolutiva de suas medidas, o que permitiu que ele entendesse que é possível manter um novo equilíbrio e que estamos evoluindo em direção a ele.
Com 82 dias de Liti o paciente reduziu o seu peso em 14,4 kg, sendo 9,5kg de gordura. Diminuiu também em 20,5 cm a circunferência da cintura. Antes da Liti estava com essa medida acima do adequado para o sexo masculino, o que indiretamente indicava a presença de gordura visceral - infiltração dos órgaos por gordura que predispõe o desenvolvimento de doencas, como: diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, entre outras.
Seguimos juntos, acompanhando a manutenção da sua composição corporal metabolicamente saudável, melhorando a sua relação com a comida, contando com o apoio das equipes de nutrição e de ciências comportamentais inserimos novas escolhas que hoje se tornaram hábitos.
Quer saber mais sobre um estilo de vida saudável? Agende uma consulta experimental grátis e descubra a Liti, que chegou para revolucionar sua jornada!