Publicado em:
26/7/2022
Compartilhar é o que nos move. Por isso, acreditamos que histórias reais de pacientes e o que os motivou a buscar essa mudança de estilo de vida ganham ainda mais significado quando passamos adiante.
Hoje, vamos compartilhar o caso clínico de um homem de 70 anos que decidiu iniciar sua transformação com a Liti com o objetivo de emagrecer, após notar consequências do excesso de peso acumulado ao longo dos anos. Ele nos conta que desde os 40 anos de idade foi ganhando peso - na época pesava cerca de 95kg e chegou a pesar quase 150kg até o início deste ano - e que por conta disso, sentia dores no corpo e dificuldade de realizar as atividades do cotidiano pela fadiga e indisposição.
Atualmente o paciente relata uma vida ativa, por mais que não esteja realizando nenhuma atividade física no momento. É pai, mora com a esposa e uma das filhas, trabalha em escritório de engenharia e, logo no início de sua jornada, informou que sua origem é italiana - corroborando o hábito de sair para jantar e beber regularmente.
Após montarmos o perfil completo do paciente, iniciamos o primeiro ciclo de consultas para análise de dados subjetivos e objetivos, que teve como resultado final um diagnóstico de obesidade grau III, com 43% de gordura corporal. Diante disso, combinamos de colocar em prática as caminhadas - com a ajuda da nossa cientista comportamental, a atividade virou um hábito que ele incorporou ao dia-a-dia.
A cada consulta montamos planejamentos alimentares e fomos analisando como o seu metabolismo respondeu à alimentação. A nossa equipe de nutricionistas montou um cardápio pensando nos sabores e temperos italianos, e auxiliou nas escolhas dos almoços no trabalho.
Progresso em 4 semanas
Hoje saímos da obesidade grau III para grau I, conseguimos aumentar a massa muscular e reduzir em gordura corporal - afinal o peso é muito mais do que um número, o que compõe o peso faz total diferença.
Porém, o resultado dessa mudança de estilo de vida refletiu não somente nos números, mas também melhorou vários aspectos da vida dele: não sente mais dores no corpo, tem dormido melhor, aprendeu a se alimentar respeitando o seu corpo, ganhou mais disposição e está conseguindo executar melhor as tarefas do seu dia.
BÔNUS: a melhora da saúde do paciente foi tão contagiante que refletiu na vida de sua esposa, que começou a repensar seus hábitos e também a colher os frutos dessa mudança saudável.
Tudo isso nos mostra como podemos aprender, evoluir, mudar e seguir nessa jornada juntos para a vida! Quer saber mais sobre um estilo de vida saudável? Agende uma consulta de avaliação gratuita para nos conhecermos e você possa descobrir como é ser Liti. www.litisaude.com.br