Publicado em:
5/8/2022
Cada vez mais, observamos um aumento expressivo da preocupação das pessoas com a saúde por meio de mudanças no estilo de vida, nas quais estão o maior interesse em uma alimentação saudável e na prática de exercícios físicos.
Diversos estudos mostram a relação positiva entre a prática de exercícios e a prevenção de diversas doenças, como a diabetes e doenças cardiovasculares, já que a atividade física regular é capaz de provocar uma melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina. Isso ocorre porque o exercício físico pode aumentar a captação de glicose em até 50 vezes em comparação com quando estamos sedentários. Ou seja, ao praticar esportes ou outros tipos de exercícios, nossa capacidade de processar a glicose (açúcar proveniente dos alimentos) após uma refeição, é muito maior para manter o nível sanguíneo (glicemia) em uma faixa adequada, o que nos torna metabolicamente saudáveis.
E por que isso acontece? Alimentos ricos em carboidratos aumentam nossa glicemia, o que não queremos que aconteça, já que picos glicêmicos são seguidos de quedas bruscas, o que pode ser percebida como uma baixa de energia após a refeição. Por outro lado, a atividade física regular pode diminuir a glicemia, pois o músculo utiliza a glicose como fonte de energia, consequentemente evitamos o pico glicêmico pós-prandial (regulação do nível de açúcar no sangue após a alimentação).
A dica mais importante é simples: sempre que possível, mova seu corpo depois de comer! Nós recomendamos a caminhada após se alimentar - por 30 minutos dentro de 6 horas após a refeição é um bom padrão para pessoas saudáveis, ou por um minuto e meio a cada meia hora, pois traz benefícios significativos nos níveis diários gerais de glicose e insulina. Defina um cronômetro para cada meia hora para se lembrar de se levantar por apenas um minuto ou dois para se mover.
Quando você opta regularmente por se mover depois de comer em vez de passar horas em sua mesa ou no sofá, cria-se um hábito que apoia a saúde metabólica no presente e no futuro.