Publicado em:
22/12/2023
A creatina é um composto natural encontrado no corpo, principalmente nos músculos, e é conhecida por sua capacidade de aumentar o desempenho físico em exercícios de curta duração e alta intensidade. No entanto, a creatina também tem sido objeto de estudos que investigam seu potencial efeito no cérebro e na função cognitiva, incluindo a memória.
Alguns estudos sugerem que a suplementação com creatina pode ter um impacto positivo na memória e outras funções cognitivas. Em particular, pesquisas têm mostrado possíveis benefícios em:
A creatina ajuda a regenerar o ATP, a principal fonte de energia celular, o que pode ser benéfico para o cérebro, que é intensamente ativo e requer uma quantidade constante de energia. A suplementação de creatina pode melhorar a eficiência energética do cérebro, o que, por sua vez, pode melhorar a cognição e a capacidade de memória.
Apesar desses achados iniciais positivos, ainda não há consenso entre os cientistas sobre a extensão dos benefícios cognitivos da suplementação de creatina, e os mecanismos exatos através dos quais a creatina potencialmente afeta a função cognitiva e a memória ainda não são completamente entendidos. Além disso, a maioria dos estudos sobre creatina e cognição foram relativamente pequenos e de curto prazo.
A creatina pode oferecer alguns benefícios para a memória em certas populações e situações, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos e para entender como incorporar a creatina como parte de uma abordagem mais ampla para a saúde cognitiva. Como sempre, é importante consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer suplementação, especialmente se você tiver condições médicas preexistentes ou se estiver tomando outros medicamentos.