Publicado em:
17/1/2023
Descubra o que é e porque não fazer
Se ouve muito falar em ''detox'', principalmente em janeiro, após todos os excessos nas festas de final de ano. Para aqueles que ainda não conhecem, o ''detox'' se refere a estratégias - cientificamente não validadas - nas quais o consumo alimentar fica restrito a um determinado alimento ou classe de alimentos, como por exemplo, frutas - in natura ou em forma de sucos -, ovos e até mesmo chás que prometem eliminar as impurezas do seu organismo e gerar um emagrecimento expressivo em um período muito curto de tempo.
Por conta dessas promessas apelativas, muitas pessoas ficam interessadas e com o questionamento se o ''detox'' funciona e se vai cumprir o que te falaram que ele promete.
Na verdade, não há nenhuma comprovação científica de que os nutrientes presentes nesses alimentos e bebidas tenham a capacidade de cortar impurezas.
E se você já ouviu falar que alguém emagreceu fazendo ''detox'', não é verdade! O máximo que o detox pode fazer é eliminar água - e isso pode dar a falsa impressão de emagrecimento, pois o seu peso momentaneamente pode reduzir. Se você perder gordura fazendo detox, será devido ao déficit calórico excessivo e não às propriedades desses alimentos.
Quando se trata de emagrecimento, não há fórmula mágica! Se você quer voltar ao peso - e aqui o ideal é pensar: voltar à composição corporal - que você tinha antes das festas, apenas siga a sua rotina, aquela que é adequada para você e que foi ou será ajustada com acompanhamento profissional.
Mas afinal, devo fazer detox?
Não caia nessa! Se o seu objetivo é eliminar as impurezas do seu corpo após ter saído da sua rotina alimentar, fique tranquilo, seu organismo já faz isso para você. A menos que você tenha alguma doença crônica no fígado ou no rim (o que não é o caso da grande maioria das pessoas), eles já farão esse serviço de "limpar" seu organismo todos os dias, inclusive, estão fazendo isso agora.
Portanto, esqueça esse termo que inventaram para você, se você quer fazer algo para a sua saúde, para o seu metabolismo e bem-estar - e se no seu caso isso inclui mudar o seu corpo - fazer isso de forma equilibrada e sustentável é o que funciona.
Estabelecer uma alimentação balanceada e adequada para você, cuidar da qualidade do seu sono e da sua rotina de exercícios físicos são o que de fato farão a diferença - e possuem embasamento científico para isso.
Na verdade, se alimentar por um período de tempo apenas por esses alimentos e sucos é contraindicado. Ao fazer isso você teria uma brusca restrição alimentar, que por sua vez, pode desencadear transtornos alimentares e desenvolver o comportamento de sempre querer "compensar", o que não é ideal para uma jornada de emagrecimento saudável e para a sua saúde como um todo.