Publicado em:
30/1/2024
A questão de se alongar antes ou depois do treino envolve uma combinação de recomendações baseadas na ciência do exercício e objetivos de treinamento individuais.
Ambos os momentos têm seus benefícios, e a prática de alongamento deve ser adaptada às necessidades específicas de cada pessoa.
O foco do alongamento antes do treino deve ser preparar o corpo para a atividade física, aumentar a temperatura corporal e melhorar a amplitude de movimento. O alongamento dinâmico é a opção recomendada.
Alongamento Dinâmico: Envolve movimentos controlados que imitam o exercício ou a atividade que será realizada. Ele pressiona suavemente os músculos e as articulações através da gama completa de movimentos e é a melhor escolha para o aquecimento, pois:
Aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos.
Aumenta a temperatura do corpo, o que pode reduzir o risco de lesões.
Melhora a flexibilidade funcional e a mobilidade articular.
Prepara mental e fisicamente para a atividade.
Depois do treino, o corpo está quente e mais flexível, tornando-se o momento ideal para praticar o alongamento estático.
Alongamento Estático: Envolve esticar o músculo até o ponto de tensão (nunca dor) e mantê-lo por um período (geralmente entre 15 e 30 segundos). O alongamento após o exercício pode:
Ajudar a melhorar a flexibilidade a longo prazo.
Reduzir a tensão muscular e promover relaxamento.
Auxiliar na recuperação da musculação ao diminuir o acúmulo de ácido lático.
Servir como uma transição calmante para o encerramento do seu treino.
Nunca alongue a ponto de sentir dor.
Mantenha a respiração controlada e uniforme, sem prender a respiração.
Alongue ambos os lados do corpo para manter um equilíbrio muscular.
Evite alongamentos estáticos intensos antes do treino, pois podem enfraquecer temporariamente o músculo se mantidos por muito tempo.
A prática ideal envolve o alongamento dinâmico antes do exercício para aquecimento e o alongamento estático depois para recuperação e melhoria da flexibilidade. Incorporar ambos os tipos de alongamento em sua rotina de treino pode fornecer os maiores benefícios em termos de desempenho, prevenção de lesões e saúde geral.