Publicado em:
29/4/2024
A "Dieta Ozempic", como mencionado anteriormente, é um termo que tem ganhado destaque nas redes sociais e está ligado ao uso do medicamento Ozempic (semaglutida) fora de sua indicação principal, que é o tratamento da diabetes tipo 2.Como a Semaglutida Pode Ajudar na Perda de Peso? Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida, é um agonista do receptor de GLP-1 que imita o hormônio incretina GLP-1, que é liberado naturalmente após as refeições. Este hormônio tem vários efeitos que contribuem para a perda de peso: Reduz o Apetite: Ao atuar sobre os centros de controle de apetite no cérebro, pode reduzir o desejo de comer. Atrasa o Esvaziamento Gástrico: Fazendo com que a comida permaneça no estômago por mais tempo, pode aumentar a sensação de saciedade após as refeições. Melhora o Controle da Glicose: Ao aumentar a secreção de insulina (quando os níveis de glicose são elevados) e reduzir a liberação de glucagon (quando os níveis de glicose são baixos). Evidências Científicas Há estudos clínicos que demonstraram que, em pacientes com diabetes tipo 2, o uso de semaglutida resultou em uma perda de peso significativa quando comparado a outras terapias. Nesse sentido, a mesma substância ativa (semaglutida) foi aprovada pela FDA em 2021 com o nome comercial de Wegovy para o tratamento específico da obesidade ou sobrepeso, em um esquema e dosagem diferente do Ozempic, e sempre associado a uma dieta hipocalórica e aumento no exercício físico. Considerações Importantes Uso Sob Prescrição Médica: A utilização do Ozempic para perda de peso deve ser feita sob a prescrição e supervisão de um médico, considerando a saúde geral do paciente, possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas. Não é uma Solução Mágica: A "Dieta Ozempic" não é uma solução mágica ou substituto para uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. A perda de peso geralmente requer mudanças duradouras no estilo de vida. Efeitos Colaterais: Como qualquer medicamento, Ozempic e Wegovy podem ter efeitos colaterais que variam de leves a graves, incluindo náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, entre outros. Conclusão Apesar de a semaglutida contribuir para a perda de peso em indivíduos com diabetes tipo 2 e estar aprovada também para o tratamento da obesidade, seu uso deve ser parte de um plano de tratamento mais abrangente, que inclua dieta, atividade física e suporte terapêutico. Prescrição e supervisão médica são imprescindíveis para o uso seguro e eficaz dessa medicação para perda de peso.
Ozempic, cujo princípio ativo é a semaglutida, é um agonista do receptor de GLP-1 que imita o hormônio incretina GLP-1, que é liberado naturalmente após as refeições. Este hormônio tem vários efeitos que contribuem para a perda de peso:
Reduz o Apetite: Ao atuar sobre os centros de controle de apetite no cérebro, pode reduzir o desejo de comer.
Atrasa o Esvaziamento Gástrico: Fazendo com que a comida permaneça no estômago por mais tempo, pode aumentar a sensação de saciedade após as refeições.
Melhora o Controle da Glicose: Ao aumentar a secreção de insulina (quando os níveis de glicose são elevados) e reduzir a liberação de glucagon (quando os níveis de glicose são baixos).
Há estudos clínicos que demonstraram que, em pacientes com diabetes tipo 2, o uso de semaglutida resultou em uma perda de peso significativa quando comparado a outras terapias. Nesse sentido, a mesma substância ativa (semaglutida) foi aprovada pela FDA em 2021 com o nome comercial de Wegovy para o tratamento específico da obesidade ou sobrepeso, em um esquema e dosagem diferente do Ozempic, e sempre associado a uma dieta hipocalórica e aumento no exercício físico.
Uso Sob Prescrição Médica: A utilização do Ozempic para perda de peso deve ser feita sob a prescrição e supervisão de um médico, considerando a saúde geral do paciente, possíveis efeitos colaterais e interações medicamentosas.
Não é uma Solução Mágica: A "Dieta Ozempic" não é uma solução mágica ou substituto para uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. A perda de peso geralmente requer mudanças duradouras no estilo de vida.
Efeitos Colaterais: Como qualquer medicamento, Ozempic e Wegovy podem ter efeitos colaterais que variam de leves a graves, incluindo náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, entre outros.
Apesar de a semaglutida contribuir para a perda de peso em indivíduos com diabetes tipo 2 e estar aprovada também para o tratamento da obesidade, seu uso deve ser parte de um plano de tratamento mais abrangente, que inclua dieta, atividade física e suporte terapêutico. Prescrição e supervisão médica são imprescindíveis para o uso seguro e eficaz dessa medicação para perda de peso.