Publicado em:
1/4/2024
A dieta planetária é um modelo de alimentação proposto por um grupo de cientistas e especialistas internacionais da EAT-Lancet Commission. O objetivo é fornecer diretrizes de alimentação que promovam a saúde humana e a sustentabilidade do planeta.
A dieta planetária busca encontrar um equilíbrio onde possamos alimentar a crescente população mundial de forma nutritiva, sem ultrapassar os limites ambientais da Terra, abordando assim questões relacionadas às mudanças climáticas, perda de biodiversidade, uso insustentável de água e poluição.
A dieta incentiva o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, nozes, sementes e leguminosas, ao mesmo tempo em que limita a ingestão de carnes, principalmente carnes vermelhas e processadas.
Ênfase em alimentos em seu estado natural ou minimamente processados para manter a integridade nutricional e reduzir os processos produtivos que afetam o ambiente.
Fontes de proteína devem ser sustentáveis, com a dieta favorecendo proteínas vegetais, peixes e aves de criação em pequenas quantidades.
Limita alimentos com alto teor de açúcares adicionados, bem como grãos refinados, que possuem menor valor nutricional e maior impacto ambiental.
A dieta sugere a restrição do consumo de produtos animais devido ao seu alto custo ambiental em termos de emissões de gases de efeito estufa, uso de terras e água.
Aumente o Consumo de Plantas: Foque na diversidade e no volume de plantas em sua dieta.
Reduza Carne Vermelha: Limite a carne vermelha a poucas vezes por mês ou substitua por alternativas mais sustentáveis.
Inclua Grãos Integrais: Baseie as refeições em grãos integrais para maior saciedade e nutrientes.
Boas Fontes de Gordura: Prefira fontes de gorduras insaturadas, como azeite, nozes e peixes.
Produção e Consumo Locais: Opte por alimentos locais e da estação quando possível.
Limite Produtos Ultra-Processados: Evite alimentos ultra-processados e embalagens descartáveis.
Coma com Consciência: Esteja ciente das porções e evite o desperdício de alimentos.
A dieta planetária oferece uma abordagem holística que visa a saúde a longo prazo das pessoas e do planeta. Ela propõe uma transformação global nos padrões alimentares e na produção de alimentos para garantir a sustentabilidade ambiental e a saúde da população mundial. Para adotar essa dieta, é recomendável fazer mudanças considerando as preferências individuais e o contexto cultural, sempre considerando as orientações de nutricionistas e outros profissionais de saúde.