Publicado em:
5/5/2024
Algumas pessoas podem notar que certos alimentos desencadeiam ou agravam as dores de cabeça, incluindo enxaquecas. Embora os gatilhos possam variar de pessoa para pessoa, existem alguns alimentos comuns que são frequentemente relatados como problemáticos.
Evitar ou limitar o consumo desses alimentos pode ajudar a prevenir ou minimizar a frequência das dores de cabeça.
Alimentos que contêm altos níveis de tirosina, um aminoácido que pode ser convertido em substâncias que afetam os vasos sanguíneos no cérebro, como queijos envelhecidos, podem desencadear dores de cabeça em algumas pessoas.
O álcool, e especialmente o vinho tinto, é um gatilho comum para dores de cabeça, em parte devido aos sulfitos, histaminas e as substâncias chamadas fenóis. Além disso, o álcool pode levar à desidratação, o que também pode desencadear dores de cabeça.
Demasiada cafeína pode levar a dores de cabeça de rebote, especialmente se você costuma consumir grandes quantidades e depois parar repentinamente. Por outro lado, a falta de cafeína também pode causar dores de cabeça em pessoas que estão acostumadas a consumi-la regularmente.
Produtos como carnes curadas e embutidos frequentemente contêm conservantes como nitratos e nitritos que podem dilatar os vasos sanguíneos e causar dor de cabeça.
O MSG é um potencializador de sabor encontrado em alguns alimentos processados, fast food e pratos de restaurantes, e pode ser um gatilho para dores de cabeça.
Aspartame é um adoçante artificial presente em muitos alimentos diet ou livre de açúcar e pode desencadear dores de cabeça em algumas pessoas.
Estes alimentos podem alterar a composição química do sangue o suficiente para causar dores de cabeça em indivíduos sensíveis.
Algumas pessoas são incapazes de eliminar a histamina adequadamente, o que pode resultar em dor de cabeça. Alimentos como abacate, berinjela, vinagre e iogurte podem conter níveis mais elevados dessa substância.
Alimentos ricos em açúcar ou com alto índice glicêmico podem causar um rápido aumento e queda nos níveis de açúcar no sangue, o que pode desencadear dores de cabeça.
Se você costuma ter dores de cabeça, pode ser útil manter um diário alimentar para identificar possíveis gatilhos. Dessa forma, você pode aprender quais alimentos ou bebidas evitar ou consumir com moderação. Sempre é recomendável conversar com um médico ou um nutricionista sobre suas dores de cabeça e possíveis gatilhos dietéticos, para um aconselhamento e tratamento adequado.