Publicado em:
4/1/2024
O fortalecimento do core, ou seja, os músculos do tronco, é vital para a estabilidade e força geral do corpo. Exercícios voltados para esses músculos centrais melhoram o equilíbrio, a postura e a funcionalidade em todas as atividades diárias e esportes. Aqui estão exemplos de exercícios eficazes para fortalecer o core:
Mantenha-se na posição de prancha, apoiando-se nos cotovelos e na ponta dos pés, com o corpo reto como uma tábua. Esta posição trabalha todo o core e pode ser modificada para diferentes níveis de dificuldade.
Deitado de costas com os joelhos dobrados, levante o tronco em direção aos joelhos, contraindo os músculos abdominais.
Sentado com os joelhos dobrados e os pés elevados ligeiramente do chão, gire o tronco de um lado para o outro, mantendo os abdominais contraídos.
Deitado(a) de costas, levante as pernas retas do chão e baixe-as lentamente sem tocar o chão para trabalhar os abdominais inferiores.
Exercícios compostos como agachamentos e levantamentos (deadlifts) também engajam os músculos do core, enquanto trabalham outras partes do corpo.
Deitado(a) de lado, apoie-se em um cotovelo e levante o quadril do chão, mantendo o corpo em linha reta da cabeça aos pés. Este exercício foca nos oblíquos e na estabilidade lateral.
Deitado(a) de costas com as mãos atrás da cabeça, "pedale" no ar, levando o joelho oposto ao cotovelo.
Deitado(a) de bruços, simultaneamente levante os braços e as pernas, segurando por alguns segundos para fortalecer os músculos das costas.
Usar uma bola de exercícios para realizar pranchas, crunches, ou rolamentos de bola (ball rollouts) pode aumentar a intensidade e o envolvimento do core.
Disciplinas que combinam força e flexibilidade, como Pilates e Ioga, contêm muitas posturas e movimentos que fortalecem o core de maneira eficaz.