Publicado em:
4/1/2024
Melhorar a flexibilidade é vital para a saúde geral, o desempenho atlético e a prevenção de lesões. Exercícios de alongamento ou atividades que envolvem movimentos de amplitude de movimento podem aumentar a flexibilidade muscular e articulações. Aqui estão alguns exercícios e práticas recomendados para melhorar a flexibilidade:
Este é o ato de esticar um músculo até o ponto de leve desconforto e mantê-lo por um período de tempo (geralmente de 15 a 30 segundos). O alongamento estático deve ser feito após o exercício, quando os músculos estão aquecidos.Exercícios Incluem:Alongamento dos isquiotibiais: Sentado no chão com as pernas esticadas para fora, incline-se lentamente para frente, alcançando seus pés ou até onde for confortável.Alongamento do quadríceps: Em pé, dobre um joelho e puxe o pé em direção às nádegas, segurando o tornozelo.Alongamento do peitoral: Fique em uma porta com o braço elevado e a mão apoiada no batente da porta, gire suavemente o corpo para longe do braço estendido para sentir o alongamento através do peitoral.
Diferentemente do alongamento estático, o alongamento dinâmico envolve movimentos ativos que não são mantidos em uma posição final. Este tipo de alongamento é geralmente recomendado antes do exercício para aquecer os músculos.Exercícios Incluem:Balanços de perna: De pé, balance a perna para frente e para trás ou de um lado para o outro.Agachamentos e afundos andando: Realize uma série de agachamentos e afundos enquanto se movimenta através do espaço.
Ambas as práticas são excelentes para melhorar a flexibilidade, pois incluem várias poses e movimentos que esticam e fortalecem o corpo inteiro.
Inclua exercícios específicos que se concentrem nas áreas que você trabalha durante a atividade física para melhorar a flexibilidade onde é mais necessário.
Técnicas como a utilização do rolo de espuma (foam rolling) podem ajudar a liberar a tensão nos músculos e melhorar a flexibilidade.
Outras atividades como artes marciais e dança requerem um alto grau de flexibilidade e são úteis para aumentá-la.
O uso de cintas ou toalhas para ajudar no alongamento ou posturas de ioga restorativas onde se permanece em uma pose por vários minutos podem intensificar o alongamento.
Dedique sessões específicas ao treinamento de flexibilidade ou incorpore exercícios de alongamento ao final de cada treino.
Melhorar a flexibilidade é um processo gradual que requer paciência e consistência. Ao integrar atividades de alongamento e fortalecimento no seu programa de exercícios, você pode aumentar a mobilidade, melhorar o desempenho físico e reduzir o risco de lesões no presente e no futuro.