Publicado em:
22/12/2023
O termo FODMAP é um acrônimo que representa um grupo de carboidratos de cadeia curta, que, em algumas pessoas, não são bem absorvidos pelo intestino e podem causar sintomas de desconforto gastrointestinal.
FODMAP significa:
Esses pequenos carboidratos e álcoois de açúcar podem ser encontrados em uma variedade de alimentos, incluindo certos grãos, legumes, frutas e produtos lácteos. Para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII) ou outras sensibilidades gastrointestinais, FODMAPs podem ser difíceis de digerir e podem ser fermentados por bactérias do intestino, causando gases, inchaço, cólicas, diarreia ou constipação.
Aqui estão alguns exemplos de fontes alimentares de FODMAPs:
Para indivíduos afetados, uma dieta baixa em FODMAP pode oferecer alívio significativo dos sintomas. O protocolo geralmente começa com uma fase de eliminação rigorosa, onde todos os alimentos ricos em FODMAP são removidos da dieta. Após algumas semanas, alimentos são reintroduzidos um por um para identificar quais causam sintomas. Com a ajuda de um nutricionista, uma dieta individualizada e equilibrada pode ser formulada para manter a saúde digestiva sem comprometer a nutrição.
A adesão a uma dieta baixa em FODMAP pode melhorar significativamente a qualidade de vida das pessoas com SII ou sensibilidades semelhantes. No entanto, a dieta pode ser complexa e restritiva, sendo desafiadora de seguir sem orientação profissional, pois há o risco de deficiências nutricionais se a dieta não for bem planejada.
Os FODMAPs desempenham um papel importante na saúde digestiva de algumas pessoas. Reconhecer e entender o impacto desses carboidratos na dieta pode ser um passo crucial no manejo de condições gastrointestinais crônicas. A dieta baixa em FODMAP, quando guiada por um profissional de saúde, pode fornecer alívio substancial dos sintomas para aqueles que a necessitam.