Publicado em:
25/3/2024
A vitamina C é um nutriente essencial que deve ser obtido através da dieta, pois o corpo humano não é capaz de produzi-la por conta própria. Abaixo, estão listadas diversas fontes naturais ricas em vitamina C:
Laranjas, limões, toranjas e tangerinas são algumas das frutas cítricas mais conhecidas pela alta concentração de vitamina C.
Tanto os pimentões vermelhos quanto os amarelos e verdes são excelentes fontes de vitamina C, sendo que os vermelhos contêm a maior quantidade.
Além de saboroso, o kiwi é rico em vitamina C e oferece outros nutrientes valiosos como potássio e antioxidantes.
Morangos são frutas deliciosas que proporcionam uma boa quantidade de vitamina C, fibras e antioxidantes.
A goiaba é uma fruta tropical que se destaca por seu alto teor de vitamina C, superando muitas outras frutas cítricas.
Este vegetal crucífero não só é rico em vitamina C, mas também fornece fibras e outros compostos benéficos à saúde.
Além de vitamina C, o abacaxi oferece bromelina, uma enzima que pode auxiliar na digestão.
O mamão é uma fonte tropical de vitamina C e também contém uma enzima chamada papaína, que ajuda na digestão.
Framboesas, amoras e mirtilos são frutas vermelhas que contêm vitamina C e são conhecidas por seu alto teor de antioxidantes.
Ervas como salsa, coentro, cebolinha e tomilho podem oferecer um bom aporte de vitamina C quando consumidas em quantidades apreciáveis.
A couve está entre os vegetais de folhas verdes com maior conteúdo de vitamina C.
O melão é uma fruta refrescante e com uma quantidade razoável de vitamina C.
Apesar de não ser muito conhecido por seu teor de vitamina C, o espinafre também fornece essa importante vitamina, além de ferro e cálcio.
Uma dieta variada que inclua muitas frutas e vegetais é a melhor forma de garantir uma boa ingestão de vitamina C, evitando a deficiência que pode levar a problemas de saúde, como uma cicatrização lenta e diminuição da capacidade de combate a infecções. Consumir esses alimentos crus ou cozidos levemente pode ajudar a maximizar a absorção da vitamina, já que o calor excessivo e a cocção prolongada podem degradar o nutriente.