Publicado em:
29/1/2024
O frugivorismo é um tipo de dieta vegetariana em que o principal ou único componente são frutas cruas. Os adeptos desta dieta acreditam que consumir uma grande variedade de frutas, predominantemente cruas, é o padrão alimentar mais natural e saudável para os seres humanos.
No frugivorismo, a alimentação é baseada na ingestão de frutas frescas e maduras, podendo também incluir algumas nozes, sementes e legumes que se encaixam na definição botânica de frutas (como tomates e abacates).
Alimentos Naturais e Integrais: Enfatiza o consumo de frutas inteiras em vez de processadas ou cozidas, maximizando a ingestão de nutrientes e fibras.
Evita Produtos de Origem Animal: Não inclui carne, laticínios, ovos ou produtos derivados.
Limite de Alimentos Não Frutíferos: Restringe ou elimina a ingestão de vegetais, grãos, leguminosas e, frequentemente, nozes e sementes.
Alimentação Crua: Muitos frugívoros seguem uma abordagem de alimentação viva (raw food), acreditando que cozinhar pode destruir os nutrientes e enzimas naturais dos alimentos.
Pode levar a uma redução no consumo de gorduras saturadas e colesterol.
Alto conteúdo de fibras pode ajudar no funcionamento do intestino.
As frutas são ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes.
Potencial para Deficiências Nutricionais: Incluindo proteínas, vitamina B12, ferro, cálcio, ômega-3 e zinco devido à limitação de outras fontes alimentares.
Equilíbrio Energético: Dificuldades em obter calorias suficientes, especialmente para indivíduos com alta demanda energética ou atletas.
Aumento do Consumo de Açúcar: Mesmo que seja açúcar natural das frutas, um alto consumo pode não ser apropriado para todos os indivíduos, incluindo aqueles com determinadas condições médicas como diabetes.
Desafios Práticos: A dieta pode ser de difícil adesão a longo prazo, e pode ser socialmente limitante ou financeiramente onerosa.
Na prática, a dieta frugívora é composta quase que inteiramente de frutas, e os adeptos frequentemente consomem grandes quantidades para atingir as suas necessidades energéticas diárias.
Alguns frugívoros optam por complementar sua dieta com nozes, sementes e legumes para obter nutrientes adicionais.
Embora o frugivorismo possa oferecer benefícios relacionados à alta ingestão de frutas, ele também carrega riscos de desequilíbrios e deficiências nutricionais. Antes de adotar uma dieta frugívora ou qualquer outro tipo de dieta restritiva, é importante consultar um nutricionista ou médico para garantir que todas as necessidades nutricionais sejam atendidas e para discutir as formas mais saudáveis de implementar essa mudança alimentar.