Publicado em:
22/12/2023
Se a lactose está deixando você desconfortável, há maneiras de aliviar os sintomas e adaptar sua dieta. Saiba como gerenciar a intolerância à lactose e quais alimentos são melhores evitar.
A intolerância à lactose ocorre quando o corpo não produz enzima lactase o suficiente para digerir a lactose, um açúcar presente no leite e produtos lácteos. Aqui estão algumas maneiras de gerenciar os sintomas:
Cada pessoa tem um nível diferente de tolerância à lactose. Alguns podem tolerar pequenas quantidades, enquanto outros têm reações até mesmo com a menor ingestão. Experimente com diferentes quantidades para determinar o seu limite.
Hoje existe uma grande variedade de substitutos do leite sem lactose e produtos lácteos alternativos, como leite de amêndoa, soja ou aveia, que não contêm lactose.
Há suplementos de lactase disponíveis que podem ser tomados antes das refeições para ajudar a digerir a lactose.
Alimentos que comumente contêm lactose incluem:
Aprenda a identificar termos que indicam a presença de lactose em produtos alimentícios, incluindo leite em pó, soro de leite, leitelho, e coalhada.
Alguns produtos lácteos fermentados, como certos tipos de iogurte e queijo duro, têm níveis mais baixos de lactose e podem ser mais facilmente tolerados.
Priorize uma alimentação rica em frutas, vegetais, grãos, carnes magras e peixes, que não contêm lactose.
Como os produtos lácteos são uma fonte importante de cálcio, as pessoas com intolerância à lactose devem garantir a ingestão adequada deste mineral através de outras fontes ou suplementos.
Ao preparar suas próprias refeições, você pode controlar os ingredientes e evitar a lactose.
Embora o manejo da intolerância à lactose exija atenção e adaptação, com as estratégias certas é possível aliviar os sintomas e manter uma dieta equilibrada e saborosa. As alternativas sem lactose são cada vez mais acessíveis, e uma variedade de opções alimentares livre de lactose pode ajudar as pessoas afetadas a desfrutar de refeições sem desconforto.