Publicado em:
22/12/2023
Se você está lutando com os sintomas incômodos da intolerância ao glúten, ajustar sua dieta e conhecer as opções disponíveis é fundamental para viver bem e se sentir melhor.
A intolerância ao glúten, também conhecida como sensibilidade ao glúten não-celíaca, pode causar sintomas como dor abdominal, inchaço, diarreia e fadiga após a ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio. Aqui estão maneiras de aliviar os sintomas e entender quais alimentos evitar:
O primeiro passo é eliminar da dieta alimentos que contêm glúten. Alguns dos principais alimentos a serem evitados incluem:
Muitos alimentos são naturalmente livres de glúten, incluindo:
O glúten pode estar escondido em alimentos processados sob vários nomes. Aprenda a identificar ingredientes que podem conter glúten e procure produtos que sejam certificados como sem glúten.
Mesmo vestígios de glúten podem causar sintomas em pessoas com forte sensibilidade. Tenha cuidado com a contaminação cruzada, usando utensílios de cozinha separados e preparando comida em áreas separadas se estiver dividindo a cozinha com alimentos que contêm glúten.
Pessoas com intolerância ao glúten podem ter dificuldade em obter nutrientes suficientes, especialmente se a sua absorção intestinal for afetada. Considere suplementos vitamínicos e minerais após discutir com um profissional de saúde.
Há uma ampla variedade de produtos sem glúten disponíveis no mercado, desde pães e bolos até cervejas e massas.
Cozinhar suas próprias refeições permite um controle total sobre os ingredientes, garantindo que sua dieta esteja livre de glúten.
Viver com intolerância ao glúten exige uma conscientização detalhada sobre os alimentos e ingredientes, mas é possível gerir os sintomas evitando o glúten e descobrindo a riqueza de alimentos e substitutos que não o contém. Um diagnóstico preciso e acompanhamento com um nutricionista ou um médico pode ajudar na transição para uma dieta sem glúten e garantir que suas necessidades nutricionais sejam plenamente atendidas.