Publicado em:
16/3/2024
Quando você está fora de casa e precisa estimar as quantidades de alimentos para manter um registro alimentar ou aderir a uma dieta, seguir um manual de medidas caseiras pode ser muito útil.
Aqui estão algumas dicas e técnicas para pesar e medir alimentos sem uma balança.
Use Comparativos de Objetos comuns
Uma peça de fruta do tamanho de uma bola de tênis (cerca de 6,7 cm de diâmetro) equivale a uma porção de fruta (por exemplo, uma maçã média, laranja ou pêssego).
Uma mão cheia de frutas menores (como uvas ou cerejas) pode ser aproximadamente igual a uma porção (1/2 xícara).
Um pedaço de carne, frango ou peixe do tamanho de um baralho de cartas (ou a palma da sua mão, sem contar os dedos) está próximo a uma porção de 85 a 100 gramas.
Uma porção cozida de grãos (como arroz ou massa) é aproximadamente do tamanho de um punho cerrado ou de uma bola de beisebol (cerca de 1 xícara).
Uma pequena mão cheia de nozes corresponde a aproximadamente 1/4 de xícara ou uma porção de 30 gramas.
Uma porção de manteiga ou queijo (1 colher de sopa) pode ser comparada ao tamanho de um dado.
Utilize Utensílios de Cozinha: Colheres de sopa e chá podem servir para medir porções de líquidos ou pequenas quantidades de gorduras, como óleos e manteigas.
Placas e Tamanhos de Copos: Use referências em seus pratos e copos. Por exemplo, uma porção de salada pode ser metade de um prato médio, enquanto um copo médio pode ajudar a medir cerca de 250 ml de líquido.
Leitura de Rótulos: Quando disponível, verifique as informações nutricionais para entender o que constitui uma porção e utilize as informações para estimar as quantidades sem pesar.
Aplicativos de Contagem de Calorias: Existem diversos aplicativos de smartphone que podem ajudar a estimar quantidade e nutrientes com base em porções padrão.
Experiência e Aprendizado: Com o tempo, ao praticar medidas em casa com uma balança de cozinha ou copos medidores, você poderá desenvolver melhor a habilidade de estimar porções visualmente.
Essas estimativas são aproximações e podem não ser perfeitas, principalmente para alimentos com densidades diferentes.
Manter a consistência nas estimativas pode ajudar a manter um controle adequado da dieta.
Ao usar estimativas, é melhor errar para menos do que exceder, especialmente se você está monitorando a ingestão calórica para perda de peso.
Para quem tem necessidades dietéticas precisas, como atletas ou indivíduos com condições médicas específicas, usar uma balança alimentar portátil pode ser uma opção mais precisa quando estiver fora de casa.
Pesagem e mensuração de alimentos sem balança podem ser úteis para aqueles que precisam manter a consciência das quantidades de alimentos consumidos, mesmo quando não é possível pesar os alimentos com precisão.