Publicado em:
12/8/2022
A Marina, cliente e responsável pela área de Produto na Liti, conta um pouquinho da experiência dela no início da jornada.
Prazer :) eu sou a Marina e sou cliente Liti há 5 dias. Acabei de passar pela minha primeira consulta médica e vou contar neste post como está sendo minha experiência por aqui.
Antes de ser cliente, eu já era employee na Liti (junto com um time fantástico de profissionais de saúde, pessoas de operações, vendas, tecnologia e muito mais). Me juntei em janeiro de 2022 com a vontade de ajudar as pessoas a conseguirem chegar na sua versão mais saudável, recheada de bem estar e disposição, muito em razão de sofrer com a falta disso diariamente.
Com a rotina corrida de trabalho e faculdade, sempre ficou difícil priorizar a saúde. O hambúrguer sempre encaixa melhor que a salada, a cerveja melhor que a água, e o bar melhor que a academia. E quando somos jovens, o cuidado com o corpo sempre fica para depois (como se fosse algo resolvível em uma sprint ou virada de noite). Até que uma hora a conta chega.
E aqui não tô falando de acontecimentos trágicos de saúde, mas do que a falta de uma rotina de alimentação e exercícios físicos pode causar no dia a dia. E sei disso por que essa é a minha dor hoje. Há alguns anos não consigo manter com consistência uma alimentação equilibrada, nem o ritmo das idas à academia. Como resultado, sinto cansaço ao longo do dia, falta de condicionamento físico (fica difícil até levar os cachorros para passear) e baixo autocontrole quando me vejo perto de comidas apetitosas.
Por muito tempo me pareceu uma situação impossível de ser mudada. Se o meu estilo de vida é assim em razão da falta de tempo, intensidade do trabalho e dificuldade em priorizar, eu só vou conseguir ser saudável quando me aposentar. Não faz nem sentido tentar agora.
E foi com esse mindset que fui para minha primeira consulta médica aqui na Liti. Desacreditada que seria possível para mim, afinal, já faz uns bons anos que minha saúde fica em segundo plano. Quando cheguei na consulta, e expliquei isso para a Bia, minha médica, ela me acalmou e me acolheu. Me explicou o quanto pequenas mudanças no dia a dia podem ter um grande impacto no bem estar e sensação de energia. Explicou que eu não precisava começar a correr da noite pro dia para ficar bem. Que podíamos ir devagar, com pequenos passos, mas com grandes resultados.
Ela pensou minha rotina comigo e elaborou uma série de práticas que eu poderia aplicar para me organizar melhor e conseguir manter um equilíbrio entre rotina e cuidado com a saúde. Foi tudo muito personalizado pro meu dia a dia, algo que eu não tinha experienciado com outros médicos que passei. Algumas das coisas que ela me sugeriu foram:
Foi uma consulta muito especial. Me senti muito acolhida, ouvida, respeitada e compreendida. Durante 1 hora, tive a atenção total da Bia, que imergiu na minha rotina comigo, dividiu a dor e pensou em soluções com tanto afinco como se o problema fosse dela. Saí confiante de que daria certo. E tem dado :)
A Bia, além das dicas práticas para minha rotina, me passou um plano alimentar personalizado baseado na maior ingestão de proteínas e menor de carboidratos, visando uma redução no percentual de gordura, o qual está alto (36%). A ideia é testar como esses macronutrientes impactam o funcionamento do meu corpo (meu sono melhora? Fico com mais energia? Minha saciedade aumenta?). A cada mês, vou testar um protocolo alimentar diferente, ora priorizando proteínas, gorduras ou carboidratos, e ver como isso reage no meu corpo, sempre visando o objetivo de reduzir o percentual de gordura, já que preciso ficar abaixo dos 25% para ficar em um range saudável.
E o mais legal é que a Bia consegue acompanhar em tempo real como essas alimentações estão afetando meu corpo, já tenho um chat 24h com ela (em que posso relatar tudo que estou sentindo e tirar dúvidas) e uma balança da Liti em casa que se conecta com o app, e envia todas as pesagens em tempo real para meu time de saúde, que sabe se o protocolo está me trazendo resultados. Essa balança veio num kit super legal que todos os clientes recebem, que vem também com balança de alimentos, fita métrica e vários mimos para incentivar o início dessa mudança de estilo de vida.
Meu próximo passo é minha consulta nutricional daqui 3 dias com a Natalia, uma das nutris daqui da Liti. A ideia é que ela me ajude a entender todas as opções que posso explorar dentro do meu plano alimentar (receitas, restaurantes, snacks…) para que eu não caia na mesmice e fique enjoada.
Depois de passar com a Natalia, já vai completar quase 10 dias que estarei testando o novo plano alimentar. Nesse momento, é quando vou passar com a Flora, cientista comportamental, com quem vou dividir minhas maiores dificuldades no dia a dia (por exemplo não ter conseguido ir à academia nenhuma vez até agora) e ela vai me ajudar a pensar estratégias comportamentais para resolvermos essas situações. Ela mesmo também tá fazendo essa jornada e fez um post legal sobre 10 coisas que mudaram na vida dela por conta da Liti.
Depois de ficar um mês nesse plano alimentar, volto para contar os resultados :)
Se você também quer viver essa experiência Liti, agende sua avaliação gratuita aqui