Bem-estar

Minha primeira consulta na Liti

Logo-Liti
Escrito por:
Marina Kanarek

Publicado em:

12/8/2022

Atualizado em:
21/3/2024
Quadro de madeira com pedaço de papel quadrado, que possui um desenho de lâmpada

A Marina, cliente e responsável pela área de Produto na Liti, conta um pouquinho da experiência dela no início da jornada.

Prazer :) eu sou a Marina e sou cliente Liti há 5 dias. Acabei de passar pela minha primeira consulta médica e vou contar neste post como está sendo minha experiência por aqui.

Antes de ser cliente, eu já era employee na Liti (junto com um time fantástico de profissionais de saúde, pessoas de operações, vendas, tecnologia e muito mais). Me juntei em janeiro de 2022 com a vontade de ajudar as pessoas a conseguirem chegar na sua versão mais saudável, recheada de bem estar e disposição, muito em razão de sofrer com a falta disso diariamente.

Com a rotina corrida de trabalho e faculdade, sempre ficou difícil priorizar a saúde. O hambúrguer sempre encaixa melhor que a salada, a cerveja melhor que a água, e o bar melhor que a academia. E quando somos jovens, o cuidado com o corpo sempre fica para depois (como se fosse algo resolvível em uma sprint ou virada de noite). Até que uma hora a conta chega.

 E aqui não tô falando de acontecimentos trágicos de saúde, mas do que a falta de uma rotina de alimentação e exercícios físicos pode causar no dia a dia. E sei disso por que essa é a minha dor hoje. Há alguns anos não consigo manter com consistência uma alimentação equilibrada, nem o ritmo das idas à academia. Como resultado, sinto cansaço ao longo do dia, falta de condicionamento físico (fica difícil até levar os cachorros para passear) e baixo autocontrole quando me vejo perto de comidas apetitosas. 

Por muito tempo me pareceu uma situação impossível de ser mudada. Se o meu estilo de vida é assim em razão da falta de tempo, intensidade do trabalho e dificuldade em priorizar, eu só vou conseguir ser saudável quando me aposentar. Não faz nem sentido tentar agora.

E foi com esse mindset que fui para minha primeira consulta médica aqui na Liti. Desacreditada que seria possível para mim, afinal, já faz uns bons anos que minha saúde fica em segundo plano. Quando cheguei na consulta, e expliquei isso para a Bia, minha médica, ela me acalmou e me acolheu. Me explicou o quanto pequenas mudanças no dia a dia podem ter um grande impacto no bem estar e sensação de energia. Explicou que eu não precisava começar a correr da noite pro dia para ficar bem. Que podíamos ir devagar, com pequenos passos, mas com grandes resultados.

Ela pensou minha rotina comigo e elaborou uma série de práticas que eu poderia aplicar para me organizar melhor e conseguir manter um equilíbrio entre rotina e cuidado com a saúde. Foi tudo muito personalizado pro meu dia a dia, algo que eu não tinha experienciado com outros médicos que passei. Algumas das coisas que ela me sugeriu foram:

  • Bloquear a agenda entre 8am-9am para tomar café da manhã. Você sabia que não tomar café da manhã aumenta em 30% suas chances de obesidade? É, não sabia também. Muitas vezes pulo o café da manhã, porque acordo atrasada para uma call, que se emenda em outra, e depois em outra, que acaba lá perto do horário do almoço. E aí é mais fácil almoçar direto. Mas a Bia explicou que tomar o café da manhã cedo, antes da bateria de calls, vai me ajudar a ficar mais focada e com mais energia, e prevenir que no almoço eu tenha a fome descomunal que eu geralmente sinto. Estou colocando em prática há cerca de 5 dias e tem funcionado bem, fico mais energética nas reuniões e menos pensando "já tá na hora do almoço?".

  • Pequenas mudanças podem ter grandes resultados. Você sabia que a desidratação pode gerar cansaço? Em dias comuns, corridos, provavelmente bebo menos de 1L de água. Levanto poucas vezes. Nem presto atenção. Mas a Bia explicou que essa falta de atenção ao consumo de água pode levar a um quadro leve de desidratação, gerando mais cansaço (aquela sensação de "só preciso dar uma deitadinha" e a deitadinha de 3h não resolve o problema). Percebi que pra mim, beber água de canudo é bem mais imperceptível do que beber direto no copo. Com isso, tenho conseguido mudar minha ingestão para quase 2,5L por dia. Achei que isso era mito de blogueira fitness, mas sim, é possível. 

  • Feito é melhor do que perfeito. A célebre frase de startups também é aplicável para o cotidiano. Não conseguiu ter a disposição e organização de ir na academia 4x/semana? Levantar e ir 2x já vai fazer diferença. Comeu alguns doces a mais do que deveria? Ok, a solução não é continuar até a caixa acabar, mas tentar olhar a situação e fazer o melhor com o possível.

Foi uma consulta muito especial. Me senti muito acolhida, ouvida, respeitada e compreendida. Durante 1 hora, tive a atenção total da Bia, que imergiu na minha rotina comigo, dividiu a dor e pensou em soluções com tanto afinco como se o problema fosse dela. Saí confiante de que daria certo. E tem dado :)

A Bia, além das dicas práticas para minha rotina, me passou um plano alimentar personalizado baseado na maior ingestão de proteínas e menor de carboidratos, visando uma redução no percentual de gordura, o qual está alto (36%). A ideia é testar como esses macronutrientes impactam o funcionamento do meu corpo (meu sono melhora? Fico com mais energia? Minha saciedade aumenta?). A cada mês, vou testar um protocolo alimentar diferente, ora priorizando proteínas, gorduras ou carboidratos, e ver como isso reage no meu corpo, sempre visando o objetivo de reduzir o percentual de gordura, já que preciso ficar abaixo dos 25% para ficar em um range saudável. 

E o mais legal é que a Bia consegue acompanhar em tempo real como essas alimentações estão afetando meu corpo, já tenho um chat 24h com ela (em que posso relatar tudo que estou sentindo e tirar dúvidas) e uma balança da Liti em casa que se conecta com o app, e envia todas as pesagens em tempo real para meu time de saúde, que sabe se o protocolo está me trazendo resultados. Essa balança veio num kit super legal que todos os clientes recebem, que vem também com balança de alimentos, fita métrica e vários mimos para incentivar o início dessa mudança de estilo de vida.

Essa é a Liti Box!

Meu próximo passo é minha consulta nutricional daqui 3 dias com a Natalia, uma das nutris daqui da Liti. A ideia é que ela me ajude a entender todas as opções que posso explorar dentro do meu plano alimentar (receitas, restaurantes, snacks…) para que eu não caia na mesmice e fique enjoada. 

Depois de passar com a Natalia, já vai completar quase 10 dias que estarei testando o novo plano alimentar. Nesse momento, é quando vou passar com a Flora, cientista comportamental, com quem vou dividir minhas maiores dificuldades no dia a dia (por exemplo não ter conseguido ir à academia nenhuma vez até agora) e ela vai me ajudar a pensar estratégias comportamentais para resolvermos essas situações. Ela mesmo também tá fazendo essa jornada e fez um post legal sobre 10 coisas que mudaram na vida dela por conta da Liti

Depois de ficar um mês nesse plano alimentar, volto para contar os resultados :) 

Se você também quer viver essa experiência Liti, agende sua avaliação gratuita aqui

Dificuldade em perder peso, cansaço excessivo, falta de disposição?
Conheça a experiência LitiHomem-preparando-uma-salada
Quer saber mais sobre o tema:
Bem-estar
?
Newsletter Assuntos em Alta
Mulher-abrindo-liti-box
Seu copiloto para um novo estilo de vida
Conte com um cuidado contínuo para perder peso e viver com saúde.
Conheça a Liti
Descubra o plano para você
Marina Kanarek

Escrito por

Marina Kanarek
descubra o plano para você