Publicado em:
9/6/2022
Na Liti, todos os nossos membros recebem uma balança de bioimpedância em casa no início da jornada para que, juntos, a equipe de saúde e o paciente possam analisar os resultados e decidir a melhor conduta para cada caso específico. Mas, afinal de contas, o que é a bioimpedância e por que ela é tão importante?
A bioimpedância nada mais é do que um exame realizado para determinar a composição corporal — ou seja, o quanto do peso do paciente está relacionado a gordura e a massa muscular. Além disso, com esses dados é possível inferir outros parâmetros como a taxa metabólica basal, que é a quantidade mínima de energia gasta para que o organismo mantenha suas funções em repouso, como a respiração e os batimentos cardíacos.
Cada um desses índices é minuciosamente avaliado para que a equipe médica consiga elaborar um planejamento alimentar adequado de acordo com o objetivo de cada pessoa, seja ele perder gordura, ganhar massa muscular ou ambos.
A bioimpedância se popularizou após os anos 80 por ser considerado um procedimento rápido, fácil e não invasivo de avaliação e acompanhamento da composição corporal.
Uma corrente elétrica de baixa voltagem é produzida pelo equipamento e atravessa todo o nosso corpo. Basicamente, os tecidos biológicos agem como condutores dessa corrente, sendo que aqueles que possuem grande quantidade de água conduzem essa energia com maior velocidade — o que é o caso dos músculos- e aqueles com baixa quantidade de água, como a gordura, conduzem essa corrente numa velocidade menor. Com esses dados e a ajuda da matemática, é possível estimar a quantidade de gordura e massa muscular do nosso corpo.
Além disso, alguns aparelhos possibilitam a avaliação da localização da gordura corporal, que pode ser visceral (aquela que está localizada entre os órgãos abdominais) ou periférica/subcutânea (que como o próprio nome diz, se concentra logo abaixo da pele e também nos membros).
A gordura visceral está diretamente relacionada ao aumento do risco cardiovascular, de desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer e é a responsável por aquela barriga dura, redonda e pontuda, mais parecida com a de uma mulher grávida. Já a gordura periférica ou subcutânea é mais fácil de ser palpada e, embora seja menos prejudicial, também pode contribuir para o desbalanço de hormônios e citocinas inflamatórias quando em excesso.
Os índices fornecidos na bioimpedância são importantes para diversas situações:
Ficou interessado? Entre em contato conosco e veja como a Liti pode te ajudar a chegar no seu melhor equilíbrio metabólico.
Bioimpedância elétrica e sua aplicação em avaliação nutricional
Bioimpedância: Introdução e utilizações de técnicas de bioimpedância