Publicado em:
29/3/2023
Saiba o que é um sono restaurador, hábitos que podem te ajudar a dormir melhor e como impacta no seu metabolismo.
O sono é a principal atividade que você pode fazer para seu corpo e seu cérebro. O sono curto prevê mortalidade por todas as causas, piora sua concentração, memória, aprendizado, afeta a imunidade e chances reprodutivas. A falta dele pode fazer você aparentar a fisionomia mais cansada, sim, o sono da beleza é comprovado cientificamente.
Nosso sono é regulado pelo ciclo circadiano, que funciona a partir dos comandos do hipotálamo. Pela manhã, ele sinaliza aos nossos rins para produzir cortisol, o hormônio que estimula o corpo a gastar energia. No entardecer, é a vez da melatonina ser produzida, que ajuda a induzir o sono. Todo dia esse sistema é sincronizado, afetado pela exposição à luz e outras experiências.
O principal fator que determina a qualidade e a quantidade do sono é a quantidade de exposição ao sol antes das 10h da manhã nos 2 a 3 dias anteriores. Com 5 minutos de exposição em dias ensolarados, 20 minutos nos dias nublados e 30 nos mais encobertos já temos efeitos reais mas, quanto mais, melhor.
A atividade física influencia no sono?
Nossos níveis de atividade também regulam a necessidade de dormir, funcionando como um segundo sistema regulador. Ele conta o número de horas que estamos acordados a partir da quantidade de moléculas acumuladas pelo esforço cerebral, como a adenosina, criando uma pressão para dormir. A atividade física pode interferir no sono.
Correr em alta intensidade ou levantar pesos logo antes de dormir ativa um estado vigilante o que pode prejudicar o sono. Porém, exercitar-se mais cedo no dia é um grande aliado. A atividade física aumenta a pressão do sono (o segundo sistema mencionado) e reduz os níveis de cortisol. Um estudo com 2600 pessoas observou que 150 minutos de atividade física por semana levaram a uma melhora de 65% na qualidade de sono e na sonolência ao longo do dia.
Na atividade física, a falta de sono diminui a motivação para se exercitar, aumenta o tempo de reação, diminui sua produção aeróbica e força e tempo de exaustão física em até 30%. Também permite que o tecido muscular se recupere entre os treinos e aumenta a probabilidade de lesão.
O que mais impacta o sono?
Além da atividade física, eventos da nossa vida podem alterar a rotina do sono, como situações emergenciais - a véspera de uma prova, uma entrega de trabalho. Essas situações de urgência liberam cortisol, o que faz com que entremos em um estado de hiper vigilância (a resposta flight-or-fly, de lutar ou fugir).
A falta de sono reduz a atividade do sistema imunológico, prejudica o aprendizado, a concentração e a memória, contribui para depressão e ansiedade, piora as chances de reprodução e aumenta o risco de ganho de peso, diabetes, Alzheimer, câncer e doenças cardiovasculares.
Dormir 5-6 horas por noite geram interrupções nos hormônios da fome e saciedade, a grelina e a leptina, o que aumenta a ingestão de comida (em geral, 300 calorias extras por dia). Um estudo viu que, quando pessoas que dormiam menos de 6 horas estavam em uma dieta de perda de peso, 70% da perda veio da massa muscular, e não da gordura. Ou seja, quando você dorme mal, seu corpo se agarra à gordura. A maior ferramenta que podemos fazer para comer bem é dormir bem. Além disso, impede a capacidade da glicose ser direcionada para o músculo, ficando só na corrente sanguínea, o que é similar a um estado pré diabético
Mas o que é então o sono restaurador?
Quando falamos sobre o que é um sono restaurador é um período de sono que permite ao corpo se recuperar e se rejuvenescer. Durante o sono, o corpo realiza uma série de processos biológicos importantes, como a regeneração celular, a consolidação da memória, a liberação de hormônios e a recuperação de energia. Quando o sono é restaurador, o indivíduo acorda se sentindo revigorado e com energia para enfrentar o dia.
Para que o sono seja considerado restaurador, é importante que ele seja profundo e ininterrupto. O tempo necessário para que o sono seja restaurador pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente é recomendado que se durma entre 7 e 9 horas por noite. Além disso, é importante que o ambiente em que se dorme seja adequado, com temperatura, iluminação e ruído apropriados, para que o sono seja de qualidade.
4 hábitos que podem te ajudar a ter um sono restaurador:
6 coisas que impactam a melhora do sono:
Gostou do conteúdo? Vem mudar seus hábitos com a Liti e ter uma vida mais saudável. Experimente a nossa semana de imersão sem custo de 7 dias.
_________________________________
Você no centro: experimente sem custo e conheça sua experiência na Liti. https://litisaude.co/iniciarexperiencia
A medicina de precisão da Liti te dá superpoderes para que você seja cada dia melhor.
ACOMPANHE NOSSAS REDES:
Instagram: https://litisaude.co/Instagram
TikTok: https://litisaude.co/TikTok
LinkedIn: https://litisaude.co/LinkedIn