Publicado em:
27/3/2024
A sensação de frio após as refeições pode ser uma resposta natural do corpo ao processo de digestão, embora não seja uma experiência universal.
Digestão e Sensação de Frio: Uma Relação Intrigante
Durante digestão, o corpo direciona mais sangue para o sistema digestivo para auxiliar na quebra e absorção de nutrientes, um processo que pode temporariamente reduzir o fluxo de sangue para outras partes do corpo, incluindo a pele, o que pode causar uma sensação de frio.
O ato de comer e digerir alimentos pode aumentar a temperatura interna do corpo. No entanto, esse aumento metabólico também pode desencadear mecanismos de perda de calor, como a vasodilatação, que podem fazer a pele sentir-se mais fria ao toque.
A ingestão de alimentos, especialmente de carboidratos e açúcares, pode provocar alterações nos níveis de hormônios, como a insulina, que por sua vez podem influenciar a percepção de temperatura.
Após comer, o corpo entra em um estado de 'descanso e digestão' conhecido como resposta parassimpática, o que pode aumentar a sensação de relaxamento e, para algumas pessoas, pode ser interpretado como sensação de frio.
Alguns alimentos, particularmente aqueles ricos em proteínas e fibras, exigem mais energia para serem digeridos, o que pode aumentar a sensação de calor, enquanto outros que são mais rápidos de digerir, podem não ter o mesmo efeito.
Em algumas circunstâncias, a sensação de frio após comer pode estar ligada a condições médicas, como hipotireoidismo ou anemia, que afetam a metabolização dos alimentos e a regulação da temperatura corporal.
Indivíduos com hábitos alimentares inadequados ou com deficiências nutricionais podem experimentar perda de energia ou termogênese inadequada após as refeições, o que pode levar a sentir mais frio.
Ingerir bebidas frias durante ou após as refeições pode diminuir temporariamente a temperatura do trato digestivo e do corpo como um todo, contribuindo para a sensação de frio.
A sensação de frio após comer não é uma experiência comum para todos e pode variar com base em vários fatores fisiológicos e externos. Se essa sensação for frequente ou incômoda, pode ser útil discuti-la com um profissional de saúde para descartar qualquer problema subjacente e obter orientação sobre a melhor maneira de gerenciar ou prevenir essa sensação. Para alguns, ajustar o tipo de alimentos consumidos, a temperatura das bebidas ou até mesmo modificar o ambiente imediato durante a refeição (como manter-se aquecido) pode ajudar a minimizar a sensação de frio.