Publicado em:
4/6/2024
Realizar refeições mais cedo durante o dia pode estar associado a uma variedade de benefícios para a saúde, segundo pesquisas na área da crononutrição, que estuda como o momento do consumo de alimentos interage com nosso relógio biológico. Este artigo explorará os benefícios associados a fazer refeições mais cedo, desde a melhora do metabolismo até uma melhor qualidade do sono, trazendo informações baseadas em evidências científicas recentes.
Fazer refeições mais cedo pode ajudar no controle dos níveis de glicose no sangue. Almoçar mais cedo, por exemplo, tem sido associado a níveis mais baixos de insulina e melhor controle da glicemia, o que pode ser benéfico para a prevenção do diabetes tipo 2.
Algumas pesquisas indicam que o nosso metabolismo opera de forma mais eficiente durante as horas mais claras do dia. Por isso, consumir mais calorias pela manhã pode aumentar o gasto energético do corpo, auxiliando no controle do peso.
Padrões alimentares que concentram a maior ingestão calórica mais cedo podem estar associados a um menor risco de doenças cardiovasculares. Isso se deve a fatores como a melhoria na pressão arterial e no perfil lipídico, além de evitar picos de glicose após as refeições.
Comer mais cedo no dia pode promover maior saciedade e redução do apetite subsequente. A sincronização das refeições com os ciclos circadianos naturais pode contribuir para um melhor controle do hormônio grelina, que estimula a fome, e leptina, que promove a sensação de saciedade.
Evitar refeições pesadas à noite pode melhorar a qualidade do sono. Comer cedo e permitir várias horas entre a última refeição e o horário de dormir pode evitar desconforto gastrointestinal e distúrbios metabólicos que podem interferir no sono.
Estudos mostram que as pessoas que consomem a maior parte de suas calorias mais cedo tendem a perder mais peso do que aquelas que fazem refeições calóricas mais tarde. Isso está possivelmente relacionado ao alinhamento com o ciclo circadiano, que pode otimizar a queima de gordura.
Fazer refeições tardias aumenta o risco de síndrome metabólica e obesidade. Comer mais cedo pode ajudar a sincronizar a alimentação com os períodos em que o corpo está melhor preparado para metabolizar alimentos, reduzindo esses riscos.
Fazer refeições mais cedo pode proporcionar uma série de benefícios à saúde, incluindo a melhoria do controle glicêmico, aumento do gasto energético, redução do risco de doenças cardiovasculares, melhora na gestão do apetite e qualidade do sono, além de estar associado com a perda de peso. No entanto, é importante ressaltar que uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis como um todo são essenciais para a manutenção da saúde e bem-estar, e as estratégias nutricionais devem ser personalizadas para atender às necessidades e preferências de cada indivíduo.