Publicado em:
3/11/2022
Quando falamos de mudança de comportamento, há uma grande máxima. Tal qual as Leis de Newton na física, você pode decorar essa aqui para as ciências comportamentais: “se quiser incentivar um comportamento, torne ele o mais fácil possível”.
Isso pode parecer óbvio a um primeiro momento, mas são frequentes os exemplos na sociedade e em nossa vida pessoal em que essa não é a realidade. Pequenos fatores são suficientes para impedir com que façamos algo, muitas vezes até de forma “irracional” - não faria sentido abrir mão de um benefício maior por conta de um custo mínimo, mas é o que acaba ocorrendo. Estas “barreiras” ou “fatores de fricção” impedem que uma escolha seja feita. Em uma esfera social, podemos citar extensos formulários que impedem o acesso a benefícios governamentais.
Em uma esfera pessoal, isso também nos afeta. Durante a pandemia, comecei a fazer yoga logo ao acordar, em um canal do youtube, e gostava muito desse começo de dia. Porém, percebi que nos dias de chuva eu acabava desistindo. A razão era que minha varanda, onde eu geralmente estendia o tapete, acordava molhada, e, mesmo sem constatar isso explicitamente por algum tempo, essa simples “dificuldade” de ter que remanejar o local era suficiente para eu desistir no momento da preguiça de acabar de acordar.
Com certeza você deve ter pensado em um ou dois exemplos onde isso se fez realidade na sua rotina diária - beber menos água do que deveria pois tinha que levantar para encher a garrafinha, pegar uma comida menos saudável porque ela já está pronta, adiar eternamente exames ou treinos por ter que agendar com alguém…
Foi pensando nisso que lançamos aqui na Liti mais uma iniciativa, visando facilitar ao máximo todo esse processo: um concierge para resolver estes fatores de atrito nas suas mudanças de comportamento! Sabe aquele pensamento de “nossa seria ótimo se eu pudesse me duplicar para ter alguém para resolver essas tarefas chatas por mim?” Agora é realidade!
E o melhor: esse serviço é gratuito para você que já é cliente Liti. É só pedir pelo aplicativo ou entrar em contato diretamente com a Manu.