Publicado em:
13/1/2023
Talvez você tenha pedido um 2023 com mais saúde… Mas como tornar essa resolução, realidade?
Um enquadramento de novo começo associado a um marco temporal traz uma dose extra de motivação. Podem ser marcos individuais, como aniversário, mudança de casa ou emprego, ou coletivos, como segunda-feira, novo mês, início de estação e, o mais famoso de todos: o ano novo. Estes marcos da passagem do tempo criam novos “espaços” para contabilizá-los na nossa mente. Assim, atribuímos as imperfeições e falhas a períodos passados. Somos direcionados a transitar da visão “míope”, de curto prazo, do dia a dia para uma visão mais ampla, a longo prazo, permitindo a reflexão e motivando escolhas e comportamentos aspiracionais.
As pesquisas no google para os termos “dieta”, “academia” e “comprometimentos para atingir objetivos” aumentam nestes marcos temporais, como o início de uma semana, mês, ano, semestre, ou aniversários e feriados, como observado em um estudo (Figura 1).
Figura 1. Gráfico que mostra a mudança do volume de pesquisas no google diárias para a palavra “dieta” (volume de busca na escala de 0 a 100); de cima para baixo: no primeiro dia da semana (comparado ao último); no primeiro dia do mês (comparado ao dia 31); no primeiro dia do ano (comparado ao último); no primeiro dia de trabalho após um feriado nacional; aumento de um desvio padrão na pontuação de novo começo de um feriado; o dia depois do jornal New York Times publicar uma matéria sobre uma nova dieta.
Um experimento sobre adesão a um plano alimentar evidenciou a presença deste efeito. Os participantes foram separados em dois grupos: um deles utilizava calendários semanais e o outro, calendários mensais. Observou-se que os participantes tinham uma probabilidade maior de começar no primeiro dia do mês se utilizaram o calendário mensal, e às segundas-feiras quando utilizaram o semanal.
E, nada mais natural que esta ânsia por mudanças vir acompanhada de metas para o novo ano. As metas são ferramentas poderosas para a mudança de comportamento. Elas direcionam nossa atenção e energia para o comportamento desejado e funcionam como representações mentais do que esperamos atingir, permitindo mais concretude aos planos. Por conta disso, quando falhamos em atingi-las, sentimos como uma perda. Como processamos as perdas com duas vezes mais intensidade do que ganhos de mesma magnitude (aversão à perda), acaba sendo um motivador a mais.
Entretanto, frequentemente as resoluções de ano novo não são feitas da melhor forma possível. Primeiramente, temos muita dificuldade em adiar recompensas, o que dificulta a tomada de decisão intertemporal. O desconto hiperbólico e o viés presente explicam a nossa tendência a preferir gratificações imediatas do que recompensas de longo prazo. Assim, se definirmos um objetivo muito grande e distante no tempo, pode ser complexo abrir mão de prazeres no seu dia a dia para atingí-lo - e, quanto mais distante, mais difícil.
O segundo problema é que somos excessivamente ambiciosos. Tendemos a pensar em objetivos grandes e idealistas (maximizadores), ante a opções mais alcançáveis e definidas, mas que já satisfazem o que buscamos. Além disso, subestimamos o tempo e o esforço necessário para realizar algo. O viés do otimismo e a falácia do planejamento são conceitos que descrevem este padrão.
Finalmente, o terceiro problema é que focamos no destino e falhamos em planejar a jornada. Muitas vezes, as resoluções estão desatreladas da execução no dia a dia. Por isso, é importante desenhar metas considerando o plano para atingi-las, já que como Antoine de Saint-Exupéry, autor do Pequeno Príncipe falou: “uma meta sem um plano é somente um desejo”.
Então, como traçar melhores resoluções?
Assim como as ciências comportamentais conseguem diagnosticar alguns desafios na definição das metas, elas podem trazer também interessantes ferramentas a partir deste entendimento.
Figura 2: pilares de uma meta SMART. Agradecimento à nossa cliente Lidi que fez um super resumo nas Comunidades Liti!!
Se quiser assistir nosso webinar na íntegra, confira aqui:
Aqui na Liti, conte com todo apoio para definir suas resoluções de saúde da melhor forma possível e criar as estruturar que permitem que você as atinja!
Referências:
Dai, Hengchen & Milkman, Katherine & Riis, Jason. (2014). The Fresh Start Effect: Temporal Landmarks Motivate Aspirational Behavior. Management Science. 60. 2563-2582. 10.1287/mnsc.2014.1901.
Hennecke, Marie e Converse, Benjamin. Next Week, Next Month, Next Year: How Perceived Temporal Boundaries Affect Initiation Expectations. Social Psychological and Personality Science, v. 8, n. 9, pp. 918-26, mar. 2017