Publicado em:
9/6/2022
O colágeno é uma proteína abundante no nosso organismo e é utilizado para construir os tecidos conectivos, sendo o principal componente dos ossos, pele, músculos, tendões e cartilagem. Ele ajuda a tornar os tecidos fortes e resistentes, capazes de suportar alongamentos.
Com o envelhecimento, temos uma queda progressiva na produção de colágeno e alguns fatores aceleram este processo, como exposição solar excessiva e sem proteção, tabagismo, álcool, sedentarismo e privação de sono.
Na maioria das vezes, o relacionamos a produtos para a pele, mas o estilo de vida e a alimentação também podem impactar a produção de colágeno do nosso corpo.
Proteínas que contém os aminoácidos que o constroem (glicina, prolina e hidroxiprolina) são encontradas em peixes, aves, carne, ovos, legumes e soja. A produção de colágeno também requer nutrientes como zinco que é encontrado em mariscos, leguminosas, carnes, nozes, sementes e grãos integrais; e vitamina C de frutas cítricas, frutos, verduras frondosas, pimentões e tomates.
Além disso, aliar uma alimentação equilibrada a alguns hábitos saudáveis pode ajudar a proteger o colágeno natural do corpo, como o uso de protetor solar, noites de sono adequadas e o controle do estresse, já que níveis cronicamente elevados de cortisol podem diminuir a sua produção.